Gladson garante plano de habitação de municípios




O Ministério das Cidades divulgou esta semana o resultado da seleção das propostas apresentadas no âmbito do Programa de Habitação de Interesse Social, na Ação de Apoio à elaboração dos Planos Habitacionais de Interesse Social (PHIS) de seis municípios acreanos. Os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Jordão, Manoel Urbano e Santa Rosa foram contemplados com R$ 30 mil, enquanto que Sena Madureira deverá receber R$ 60 mil para a elaboração do Plano. Os recursos já se encontram à disposição depositados na Caixa Econômica Federal (CEF). A liberação da verba é resultado também de um trabalho de acompanhamento e priorização do deputado Gladson Cameli junto ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, seu correligionário de partido, o PP.


Para o deputado, a elaboração do plano é passo fundamental e decisivo a caminho da diminuição do déficit habitacional, particularmente alto no interior acreano, ”e por isto mesmo uma das maiores prioridades do homem do interior”. O Plano Habitacional de Interesse Social é um dos requisitos básicos para que estados e municípios possam ter acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Os municípios contemplados serão convocados formalmente pela CEF para a adoção dos procedimentos necessários.No caso, os municípios passam a disponibilizar os recursos alocados para a elaboração do plano habitacional,cujo desdobramento deve se traduzir na construção efetiva de habitações,sobretudo voltadas para a população de baixa renda..


O deputado lembrou ainda que, no atual Governo, tanto federal como estadual, a habitação vem adquirindo uma posição de destaque, sobretudo após o lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida. O Programa, que pretende reduzir pela metade até 2010 o déficit habitacional nacional estimado em mais de sete milhões de casas, teve o Acre entre seus principais parceiros, com o lançamento em nível estadual do programa Minha Morada. A idéia é construir no Acre até o fim do governo estadual cerca de 10 mil casas em simbiose com o Minha Casa, Minha Vida.Segundo o parlamentar, são esforços visíveis que o Poder Público vem tomando para reduzir o déficit habitacional.

Tradicional geradora de emprego e renda em curto prazo, e que ajudou o país a sair em tempo recorde da crise econômica internacional, a construção civil foi um dos setores que mais recebeu incentivo e injeção de recursos em termos oficiais.

Na elaboração dos planos locais de habitação as prefeituras deverão realizar um levantamento apurado acerca das necessidades locais de habitação,incluindo ainda um perfil da população alvo,como idade,nível de instrução e renda.Para o deputado,as prefeituras agora devem cumprir seu papel na elaboração e apresentação ao Ministério das Cidades do Plano que pode mudar significativamente a radiografia habitacional do município.”Os recurso já estão disponibilizados. Agora cabe às prefeituras cumprirem seu papel”.resumiu o deputado.


0 Response to "Gladson garante plano de habitação de municípios"

Postar um comentário