Comando Nacional orienta trabalhadores para aceitar proposta da Fenaban
banco_greve_foto_gleilson_miranda_02.jpg
Bancários devem voltar ao trabalho ainda esta semana, segundo orientações do comando nacional de greve (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Depois de 15 dias de paralisação, bancários do Acre decidem hoje em assembléia se aceitam a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 6% apresentada na noite desta quarta-feira. A orientação do Comando Nacional é de que os trabalhadores devem encerrar o movimento. A reivindicação da categoria era de reajuste de 10%, manutenção da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de outras cláusulas sociais. Com a proposta inicial de 4% de reajuste sem avanço nas negociações, os bancários decidiram paralisar em todo o país. Apenas os bancos Bradesco e Itaú conseguiram liminar na Justiça para impedir a greve em suas agências.
Além de reajuste salarial, os bancos concordaram em manter a PLR igual a do ano passado com a vantagem de repassar aos trabalhadores qualquer lucratividade das instituições em índice de 2% do lucro linear. O benefício será pago em duas parcelas. A primeira dez dias após a assinatura da convenção coletiva e a segunda, em março de 2010. Uma outra conquista é a concessão da Licença Maternidade de seis meses.
Até o meio-dia, o Banco da Amazônia decide se segue o formato dos demais bancos no repasse da PLR. Por enquanto só há consenso no índice de reajuste oferecido. A assembléia dos bancários será realizada na Praça Povos da Floresta, em frente ao Banco do Brasil do centro, às 16 horas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Bancários decidem hoje pelo fim da greve"
Postar um comentário