Jovens ex-moradores do seringal santa cruz no Rio Muru concluem ensino médio em Tarauacá pelo Peem Poronga

Jovens de Tarauacá concluem ensino médio pelo Peem Poronga Imprimir E-mail

ImageDiçonei, 22,Altenísia, 23,Antônio,24 e Risolda Roque,28, tem algo em comum, além de serem todos irmãos: foram alunos do Programa Especial de Ensino Médio-Peem Poronga e entram para a história da educação Tarauacaense por fazer parte da primeira turma do projeto a se formar no município.O certificado de conclusão do ensino médio foi entregue na última quinta-feira, 08, depois de 18 meses de aulas na Escola Djalma Batista da Cunha. A cerimônia aconteceu no auditório da própria escola e reuniu 160 formandos.

“Morávamos no seringal quando meu pai faleceu, e como somos 15 filhos decidimos ir para a cidade a procura de trabalho, foi quando conheci o Peem e falei para meus outros irmãos que estavam atrasados no ensino. Este curso foi nossa salvação, pois estávamos muito atrasados. Agora já me inscrevi até no Enem para que eu possa entrar na faculdade”, conta Risolda, que ao lado da mãe, Nélia Araújo, 53, e dos outros irmãos concluintes mostra orgulhosa o diploma.

Um dos grandes desafios do Peem,que está trazendo milhares de jovens fora da idade regular de ensino de volta à sala de aula, é mantê-los sempre estimulados em freqüentar a escola e provar que mesmo sendo um projeto de aceleração, que a qualidade do ensino não é inferior ao regular. “Vencemos a barreira do preconceito e estamos provando que este projeto é inovador. Adquirimos credibilidade e vocês são a prova maior disso”, diz a coordenadora do Peem Poronga, Maday Cunha.

ImageEntre os estudantes formados, estava a jovem Luzia Sancho, de 20 anos, e mãe da pequena Heloise de apenas dois meses. Luzia revela que quando descobriu a gravidez passou por sérias dificuldades e pensou em desistir, mas seus professores a ajudaram a continuar.“Realmente este programa ensina tudo que necessitamos. Hoje indico ele para muita gente”, comenta a aluna.

Promovido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Programa Especial de Ensino Médio foi criado em 2005, desde então vem resgatando a auto-estima de milhares de jovens, que estavam em defasagem, através de uma metodologia diferenciada do ensino tradicional.Atualmente, mais de 3,5 mil estudantes da capital e do interior freqüentam o curso, que tem duração de 18 meses.


1 Response to "Jovens ex-moradores do seringal santa cruz no Rio Muru concluem ensino médio em Tarauacá pelo Peem Poronga"

  1. Unknown says:
    13 de outubro de 2009 às 16:08

    essas pessoas merecem o respeito de todods pois , sim são vancedores, porque tiveram muita dificuldade pra estudar e não desistiram e com fé em Deus terminaram seus estudos -é tão aí pronto para o mercado de trabalho. parabens pra vcs que não desistiram em meio dificuldade e sim persistira e pravaram que tudo podemos conseguir , basta acreditar, lutar e nunca desistir.

Postar um comentário