Sérgio Petecão coloca seu nome para o Senado


petecao_senador050210


Em plena época de definições para a composição de coligações, frentes e nomes para chapas proporcionais e majoritárias já com fins às eleições de 2010, o deputado Sérgio Petecão (PMN) anunciou esta semana em Brasília sua disposição de disputar uma vaga ao Senado Federal, “desde que se consolide uma corrente favorável dentro da posição”.

O deputado disse que já vem a algum tempo consolidando a idéia, principalmente depois de visitar neste início de ano o interior do Estado, “onde é visível o sentimento de mudança e muitas pessoas terem sugerido meu nome para uma das vagas do Senado”.

Ainda semana passada, Petecão teve uma longa conversa em Brasília com o deputado Flaviano Melo. No encontro, os dois parlamentares fizeram uma radiografia da realidade política atual do Acre, falaram dos grupos políticos existentes, os riscos da divisão dos aliados e as chances reais da oposição em uma candidatura majoritária. A conclusão básica é que a oposição hoje conta, em todo o Estado, com uma grande aceitação popular. Por isto mesmo, na avaliação de ambos, goza de uma chance histórica de emplacar uma das cadeiras do Senado desde que obedeça algumas estratégias claras de embate político. “Não podemos desperdiçar uma chance destas”, disse Petecão.

Na reunião a portas fechadas, Petecão primeiramente ofereceu seu apoio a recondução de Flaviano ao Senado Federal até como líder natural das oposições no Acre. O ex-senador agradeceu a oferta, mas reafirmou sua intenção de tentar a reeleição à Câmara dos Deputados. Petecão então colocou seu nome como alternativa, mas a reunião teve seu ponto final sem qualquer tomada de rumo decisão definitiva. Para Petecão, a oposição hoje conta com quadros experientes, competentes e de grande conceito junto á população, “e por isto mesmo não pode perder tempo nem a oportunidade que hoje o quadro político oferece”.

O líder do PMN no Acre disse que vai ainda conversar com outros líderes da oposição para ponderar mais esta possibilidade de candidatura. O deputado disse que ficou muito feliz ao saber que em algumas sondagens de opinião pública (pesquisas) no Estado, seu nome aparece de forma espontânea para o Senado, “ainda que nunca tenha colocado anteriormente meu nome a discussão”. Ele disse também que agora pretende voltar a “toda carga” na Câmara dos Deputados e deixar que a idéia de candidatura ao Senado se cristalize mais tanto na oposição como na opinião pública, “até porque o eleitorado é que vai dizer quem serão os nossos próximos 2 senadores. E por isso mesmo coloco desde já meu nome á disposição”.

Domingos Sávio Barros, de Brasília

0 Response to "Sérgio Petecão coloca seu nome para o Senado"

Postar um comentário